DIREITOS DAS CRIANÇAS PREVALECEM ENTRE AS PRIORIDADES DO EXECUTIVO E DA SOCIEDADE CIVIL
A Associação de Resgate Para Cidadania procedeu a apresentação pública de um valioso projecto de formação, que tem entre os diversos objectivos, desta-se o de capacitar os agentes sociais municipais sobre temas relacionados a matéria da “Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças”.
A actividade formativa teve início na passada Terça-feira, dia 8 de Outubro, e se estende até o dia 10 do mês corrente.
O programa conta com os formadores do INAC e a sessão de abertura teve lugar, no Auditório do Centro Ortopédico e Reabilitação Polivalente, Dr. Antônio Agostinho Neto, no município de Viana.
A actividade contou com a presença de várias entidades da administração local do município, com destaque do Administrador Adjunto Para o Sector Público e Social Para as Comunidades de Viana, o Dr. Paulo Mala, Directores Municipais da Saúde, Educação, Acção Social e Representantes do Comitê Provincial dos Direitos Humanos de Luanda, bem como Membros do Conselho Pastoral das Igrejas, Autoridades Tradicionais, Presidentes das Comissões de Moradores, e demais entidades.
Durante a formação, foram abordados temas como Introdução sobre os 11 compromissos da criança, legislação angolana e internacionais para protecção dos direitos da criança, que mereceram análise e profunda reflexão.
O referido projecto de formação tem a previsão de formar mais de 200 agentes, que serão os replicadores da protecção e promoção dos Direitos das Crianças.